Mesomorfo, ectomorfo, endomorfo...o que é isso?

Aqui estão mais 3 conceitos que são atirados ao ar constantemente, fala-se deles mas nem sempre compreendemos o que significam.
Vamos cumprir o objetivo deste blog...desmistificar!
Somatótipo é uma teoria da técnica de classificação corporal. Foi desenvolvida inicialmente em 1940, pelo fisiologista estadunidense William Herbert Sheldon, que dividiu a estrutura física do ser humano em três condições diferenciadas:
  • Ectomorfia (magreza) 
  • Mesomorfia (muscularidade)  
  • Endomorfia (adiposidade)
Simplificando, estes 3 conceitos correspondem a classificações corporais, cada uma com as suas características estruturais físicas e características metabólicas que fazem o indivíduo ter uma determinada constituição.
Isto envolverá:
  • A aparência física, 
  • A velocidade do metabolismo,  
  • A facilidade ou dificuldade em construir músculos e/ou ganhar gordura,  
  • Entre outras...
É importante referir, que raramente uma pessoa se encaixa perfeitamente num único conceito.
Eles são protótipos e geralmente cada pessoa identifica-se com um tipo de corpo, mas também com algumas características de outro.
Para cada tipo de corpo (ou aproximação), resultam características diferentes que pedem abordagens diferentes no que diz respeito a metodologia de treino, períodos de descanso e alimentação.
Características de cada biotipo:
  • Ectomorfo - indivíduos que geralmente possuem corpos finos, uma estrutura leve e frágil, com ombros, cintura e quadris estreitos. Têm dificuldade em ganhar peso, e um metabolismo extremamente acelerado, que justifica a dificuldade de ganho de peso (pensem no Bruce Lee),
  • Mesomorfo - indivíduos que geralmente possuem corpos atléticos, com cintura estreita e ombros largos. Têm facilidade em ganhar massa muscular e dificuldade em armazenar gordura. Estas pessoas tendem a ter um metabolismo rápido, facilitando a tarefa de queima de gordura, mas no caso deles permitindo o ganho muscular. No seu tipo puro reúne o melhor de dois mundos (Pensem no Mike Tyson),
  • Endomorfo - indivíduos que geralmente possuem uma estrutura mais encorpada, ossos largos, quadris e coxas grandes e rostos redondos. Estas pessoas tendem a ter um metabolismo lento, um maior nível de gordura corporal, e facilidade em construir massa muscular. Perder peso é uma grande dificuldade para as pessoas endomorfas (Pensem no Marco Fortes),
De uma forma geral consideramos as pessoas magras como ectomorfas, as pessoas atléticas como mesomorfas, e as pessoas gordas como endomorfas.
Mas é difícil alguém ser definido unicamente com um biotipo corpóreo, ou seja, é possível mesclar dois ou mais tipos para definir um indivíduo e até separar os fatores físicos dos metabólicos.
Devemos levar em consideração que, além das misturas genéticas, diversos fatores externos são influentes em todo este processo.
O treino, estilo de vida e alimentação podem ter influência no nosso metabolismo e alterar algumas características que herdámos de nascença, seja acelerando ou tornando o nosso metabolismo mais lento.
Eu por exemplo nunca dei muita atenção a estes conceitos...antes de treinar aparentava ser do tipo ectomorfo, no entanto o meu metabolismo não era acelerado, tinha alguma dificuldade em ganhar massa muscular, mas também tinha dificuldade em perder gordura...
O treino e alimentação vieram fazer alterações, mas que biotipo sou eu?
O importante não é tentarmo-nos enquadrar numa definição taxativa, mas sim compreendermos e conhecermos as nossas características (na sua diversidade) para podermos adaptar as diferentes metodologias de treino e alimentação de forma a obtermos melhores resultados.
Isto requer experiências, tentativas e erros...
Know your body, know thyself